Sustentabilidade na Moda e Qual a Nossa Participação nesse Rolê
Moda nada Sustentável
A indústria da moda é uma grande agente de poluição ambiental e também é cercada de questões polêmicas relacionadas à mão de obra. São grandes quantidades de resíduos têxteis descartados, poluentes químicos relacionados tingimento de tecidos, vários pontos problemáticos que fazem com que a indústria têxtil seja colocada na posição de 2a maior poluidora do mundo.
Os impactos sociais também são consideráveis, com exploração do trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade nos países em desenvolvimento. Não são raras as notícias de trabalhadores em situação análoga à escravidão produzindo peças de roupa em locais insalubres.
Movimentos Por uma Moda Sustentável
Já temos vários movimentos por uma moda mais sustentável. Gosto de destacar o Fashion Revolution: “Fashion Revolution é um movimento global sem fins lucrativos representado pelo Fashion Revolution CIC com equipes em mais de 75 países ao redor do mundo. O Fashion Revolution faz campanha pela reforma da indústria da moda com foco na necessidade de maior transparência na cadeia de abastecimento da moda.”
O convite a perguntarmos, enquanto clientes, às marcas que consumimos “Quem fez minhas roupas?”, “Do que são feitas as minhas roupas?” nos leva a provocarmos as marcas a terem cada vez mais transparência nos seus processos de produção.
A Nossa Parte Nesse Rolê
Aqui na Mater, a gente tem como valores a sustentabilidade ambiental e social. Reconhecemos nosso dever e responsabilidade enquanto agentes no mercado de moda com o público de mães e crianças.
Nossas ações se dão pela formação de opinião no nosso público de clientes e no nosso cotidiano de produção, seja nas questões de aproveitamento dos recursos têxteis, seja no esquema de contratação de mão de obra.
Nossos resíduos da produção de roupas e slings são aproveitados ao máximo, pra evitar descarte e poluição. Temos uma linha de roupas e acessórios pensada exclusivamente para aproveitar ao máximo todas as malhas que entram no ateliê. Uma delas é a camisa de bolso dessa foto aí. Tem também os absorventes de seio para as mães que amamentam, feitos com retalhos das malhas de algodão e com camada absorvente em moletom 100% algodão, os babadores, tapa fralda de bebê. São vários mini produtos que utilizam retalhos de malhas e tecidos, reduzem o desperdício de matéria prima e enriquecem nosso cardápio de produtos.
Nossas embalagens são sem plástico e usam retalhos da nossa produção de roupa infantil como parte da embalagem.
Nossos resíduos têxteis também viram arte, tanto pelas mãos da nossa família como de artesãs que estão por perto e pra quem amamos doar retalhos.
Nossas colaboradoras são mulheres mães, essas mesmas que são as primeiras a serem excluídas do mercado de trabalho, as primeiras a serem demitidas. É um investimento em qualidade de vida pra mulheres e crianças. Praticamos uma remuneração justa, o que infelizmente é raro em muitas marcas de moda, mas que pra nós é algo inegociável.
Qual das questões de sustentabilidade mais te cativa aqui na Mater?